Mais de mim

A idéia de fazer esse blog veio da família e dos amigos, não diretamente, mas porque sempre me perguntam como fazer isso ou aquilo.

Desde pequena gosto muito de desenhar e pintar. Por isso acabei fazendo um curso de artes plásticas pra aprender as técnicas direito. Comecei com as texturas, luz e sombra, natureza morta e depois a paisagem. Por último o corpo humano, proporções e o rosto. A partir daí, abriu-se um grande horizonte onde a pintura e o desenho passaram a fazer parte constante da minha vida. Talvez seja por isso que escolhi a arquitetura como profissão.

Quanto ao bordado, tricô e crochê, aprendi no colégio. Fui interna durante 10 anos no colégio de freiras Santa Marcelina em Belo Horizonte. Naquele tempo era um colégio só de meninas. Aprendi muita coisa com as irmãs. Os trabalhos manuais faziam parte da rotina das tardes. Depois fui pegando receitas em revistas e experimentando.

Já a costura aprendi com minha mãe, Da. Clarinda, que costurava muito bem, mas não sabia fazer os moldes. Desde os 11 anos comecei a tirar os moldes pra ela das revistas Manequim ou Burda (uma revista alemã). Era papel sulfite, carbono, uma carretilha e lá estava o molde do modelo que eu queria. Foi de tanto tirar os moldes pra ela que acabei pegando a manha da costura. Praticamente desenvolvi meu próprio método de costurar. Com o tempo ela foi me ensinando a costurar na velha máquina SINGER que tinha, como deveriam ser os acabamentos e arremates. Mamãe dizia sempre que uma boa costureira se conhece pelo avesso. Mais ou menos como o bordado também. Logo, logo era eu que estava costurando pra ela.

Quanto à cozinha, eu era um desastre. Casei muito nova e não sabia fazer praticamente nada. Por sorte ganhei de presente de casamento o livro da Dona Benta. Ótimo presente, que benção. Esse livro ensina tudo direitinho. Desde como escolher uma verdura, uma carne, etc... Como limpar, cortar e como fazer de várias maneiras diferentes. Um curso completo. O resto fui aprendendo com a prática, experimentando receitas que ia conseguindo, fazendo, corrigindo aqui e ali. Tenho 3 filhos homens que comem MUITO bem. Nunca tive problema para fazê-los comer, pelo contrário, tinha problema pra eles pararem de comer e não ficarem obesos. Então precisava suprir a mesa. A exigência de variedade era mais por minha conta, por que sou chata pra comer.
O livro está acabado, mas inteiro. Mais manuseado que livro de cabeceira. 
E assim, a gente vai aprendendo, acho que como a maioria das pessoas. E depois de um certo tempo a gente já coleciona uma certa experiência que pretendo deixar registrada aqui no blog. Aos poucos vou contando as minhas “artes”. Sou atrevida, me meto as vezes a fazer coisas que não dão certo, ai a gente muda até conseguir. Na maioria das vezes, porém, dá tudo certo e ai, é só elogios. Isso é o que a gente leva da vida, o que se deixa pra alguém. Como diria Saint-Exupéry " O que se leva da vida É... A vida que se leva". Então, como aprendemos todos os dias, vamos compartilhar o que de melhor aprendemos na vida.

Vou adorar se puder compartilhar neste espaço a experiência de quem me lê também. Com essa troca cresceremos todos juntos.

Um comentário:

  1. Oi Ione, adorei o novo blog!!! Já estou esperando as receitinhas!!
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir

Se você gostou ou tem algo a acrescentar, uma experiência igual ou diferente, eu vou adorar saber. Vamos aprender juntos.